7.9.10

A Lagoa é feia, e o que dizer dos homens que a estão devastando ?

Por mais de 10 anos viemos pescando e soltando as Piabanhas que capturamos nos pequenos rios que desembocam na Lagoa Feia. Mantinhamos o local, verdadeiros berçários da vida naquelas águas em segredo pois domináva-nos o medo de que a divulgação provocasse o boom de pesca e a degradação que agora esta ocorrendo por lá.

Criminosos, é o que se pode dizer dos indivíduos que estão predando as Piabanhas e os pequenos Robalos dos canais da Lagoa Feia e da Barra do Ururaí .

Sem meias palavras; Assassinos !

Já contribuiram para a devastação do Imbé, do Ururaí e agora se voltam-se para a Lagoa Feia , e pior estimulados pela ganância de comerciantes de materias de pesca da cidade , que apenas na intensão mercantilista , sem nenhuma preocupação com a garantia de estoques pesqueiros e preservação ambiental, informam aos matadores de Piabanhas o local exato de capturá-las.

Ignorância, vão dizimar as pequenas saltadeiras e os materiais de pesca; iscas , varas e apetrechos vão ficar parados em seus estoques e nas casas dos pescadores degradadores, pois a Piabanha é sensível a esta agressividade pesqueira e logo estarão fora de alcance de suas iscas importadas.

Criminosos, e conscientes de que estão cometendo es ação destruidora, sorriem quando buscamos alerta-los.

Sorriem de que ?

Informações.:
Video com ataque da Pequenina guerreira.

PIABANHA (Brycon insignis)
Características – peixe de escamas que pode chegar a 80 cm de comprimento e 10 Kg de peso. Hoje em dia, não se encontram piabanhas com mais de 2 Kg. Possui o abdômen róseo e o dorso prateado. A mandíbula é projetada para a frente e a cabeça é achatada, duas características gerais dos peixes predadores.Habitat – corredeiras, principalmente no tombo das cachoeiras. Porém, hoje é considerado um peixe raro, sendo encontrado somente nas cabeceiras dos rios e na foz do Rio Paraíba do Sul.
Ocorrência – exclusivo da bacia do Rio Paraíba do Sul, na região Sudeste do Brasil. Hábitos - durante o período das cheias a piabanha faz a piracema, que consiste em subir os rios durante o período de reprodução para estimular a desova. Alimentação – na fase juvenil, as piabanhas comem pequenos peixes e quando adultas se alimentam mais de frutos, flores e sementes, apesar de não perderem completamente a característica de carnívoras. Reprodução – o macho atinge a maturidade sexual a partir do segundo ano de vida e a fêmea, após o terceiro ano. A desova ocorre de dezembro a fevereiro, após a migração para as cabeceiras dos rios, e a fecundação é externa, sendo os ovos incubados em remansos e várzeas na época das cheias. Os ovos são em pequena quantidade e grandes (em relação a outras espécies). O crescimento é rápido. Cerca de 98 horas após a fecundação, as larvas já têm o corpo todo pigmentado e as nadadeiras formadas. Ameaças – espécie ameaçada de extinção pela distribuição restrita, poluição, destruição do habitat e pesca predatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário